quarta-feira, 26 de maio de 2010

A importância das TIC's no contexto atual da educação


A integração das tecnologias em nossa sociedade é inegável, assim constituindo o primeiro fato para que haja necessidade no convívio escolar. Semelhante à escrita a tecnologia também é uma das ferramentas para que o homem transforme o mundo.
No Brasil, a introdução das tecnologias nas escolas deu-se a partir dos anos 60, com a proposta de inserção no sistema educacional implicada em uma tendência político-econômica, cujos objetivos eram transformar as escolas em consumidores da própria produção do país. Na educação isso se deu a defesa de um modelo tecnicista que visava à sociedade como um sistema harmônico e funcional, sendo assim preconizada pelo fator de modernização da prática pedagógica e também sendo colocada como a solução de todos os problemas.
Em um contexto geral, surge a área de Tecnologia Educacional (TE), que em uma visão tecnicista que abordaria os meios de educação sem questionar suas finalidades e também se associando a um contexto limitado de educação contextualizado com questões de aspecto social e visando à integração do indivíduo crítico ao mundo, assim a TE constituiu-se do estudo teórico-prático da utilização tecnológica, destacando o conhecimento, a análise e a utilização crítica das tecnologias. Com isso a grande dificuldade para a escola é a criação de um projeto pedagógico que permita a formação de cidadãos plenos, no conteúdo deste projeto, a tecnologia estaria inserida de forma adequada proporcionado a professores e alunos relação com o conhecimento. No papel do professor, ao trabalhar com essas tecnologias, que são mais conhecidas como TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação), ele estaria criando a oportunidade para que o aluno consiga lidar com as tecnologias da sociedade baseando-se no conhecimento adquirido na escola, e para que esse trabalho atinja seus objetivos, o professor deverá ter em mente o porquê e para que utilizar, como utilizá-las e como integrá-las ao processo educativo. Em muitos casos as TICs não chegam à escola por escolha do professor, mas sim por imposição, como por exemplo, na década de 90 que o governo federal enviou as escolas kits tecnológicos compostos por TV, vídeo e antena parabólica, sem oferecer suporte de uso e formação ao professor.
É necessário que o professor domine a utilização pedagógica das tecnologias de forma que as mesmas facilitem a aprendizagem não sendo apenas entendida como um instrumento mecânico, mas sim na compreensão crítica da linguagem tecnológica e sua proposta tende a enfatizar a relação da educação com a tecnologia considerando os objetivos a serem atingidos e o conhecimento sobre os alunos. Nessa proposta de uso das tecnologias na escola o aluno deve ser educado para o domínio do manuseio, criação e interpretação de novas linguagens, formas de expressão e comunicação, assim tornando o aluno responsável pela própria criação, e concretizando o discurso de que o aluno deve aprender a aprender, a criar e a inventar suas soluções frente a desafios, tornando-se autônomos.
Essas tecnologias devem estar presentes no cotidiano escolar para diversificar formas de produzir, serem estudadas como objetivo e meio de chegar ao conhecimento, familiarizar os alunos com as novas tecnologias da sociedade, ser democratizadas, dar dinamismo ao trabalho pedagógico, desenvolver uma leitura crítica, mas para que tudo isso se concretize o professor deve ter em mente que o papel da tecnologia como instrumentos que ajudam a construir a forma do aluno pensar, encarar o mundo, aprender a utilizá-las como ferramentas do cotidiano e se posicionar na relação com elas e o mundo.
No papel da escola, a inserção das tecnologias lidaria com a com o preconceito de que as mesmas só fazem parte da vida da classe dominante. Nos dias de hoje ao avanço dessas ferramentas cresce aceleradamente, novidades são vistas todos os dias por todos, é uma época de grande mudança em todos os meios e a distância entre pessoas é cada vez menor, um grande exemplo disso é a educação a distância que vem ocupando um de maior destaque na área educacional.
Para a geografia a utilização desses recursos tecnológicos é de grande auxílio e possibilita inúmeras e diferentes atividades em sala de aula. Softwares, imagens de satélites, vídeos e muitos outros tipos de ferramentas podem estar inseridos juntamente com os outros recursos mais utilizados como globo e mapas, para que o professor tenha uma maior amplitude pedagógica e os alunos assimilem com mais facilidade. Um grande exemplo que pode ser utilizado em sala de aula é o famoso aplicativo Google Earth, que por pode ser aplicado aos diferentes conteúdos da geografia, como o estudo dos continentes, formas de relevo, lugares, países, territórios, movimento da Terra, estações do ano, rios, localizações e outros diversos temas. Alem desse grande auxílio ao professor, o interesse dos alunos aumenta consideravelmente, pois essas novidades estimulam a curiosidade e vontade em conhecer o espaço onde se vive principalmente em comunidades onde é mais difícil o acesso a esses recursos. Talvez a Geografia seja um dos mais beneficiados pela inserção dessas TICS no ambiente escolar, pois a dinâmica proporcionada por tais recursos trás ao alcance do aluno informações que a quinze, vinte anos só eram possíveis com viagens de campo, e assim podendo se trabalhar com mais velocidade e qualidade.

Referências bibliográficas:

ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p 13-25.

ARRUDA, Eucidio. Ciberprofessor: novas tecnologias, ensino e trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LEITE, L. S.; POCHO, C. L.; AGUIAR, M. de M.; SAMPAIO, M. N. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

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